Sabtu, 08 September 2012

Análise Analise Silent Hill (PS1)



Ano de Lançamento: 1999
Desenvolvido por: Konami Team Silent
Distribuído por: Sony Konami
Gênero: Survivor horror

Silent Hill originalmente lançado em 1999 para Playstation 1, redefiniu o gênero survivor horror acrescentando a formula popularizada por Resident Evil (Capcom) vários elementos psicológicos ao enredo e ao gameplay.


Enredo

O game apresenta Harry Mason como protagonista principal, Harry e sua filha Cheryl estavam numa viagem de carro quando num momento de distração Harry não percebeu um vulto atravessando a estrada e quando o viu tomou um susto e acabou provocando um acidente de carro. Algum tempo depois ele acorda e nota que sua filha havia sumido do carro, desesperado ele sai do carro e percebe que acabou por entrar na cidade de Silent Hill durante o acidente, sem escolha Harry parte em busca de sua filha Cheryl na cidade, sem saber que estava entrando num pesadelo bem mais chocante do que o simples desaparecimento de sua filha. Na medida que a história se desenro-la vamos encontrando outros personagens que compoem a história, como Cibil Benet, uma policial local que resolve ajudar Harry, tal como Dahlia Giliespe que encontra-se com Harry sempre com conversas intrincadas confundindo ainda masi Harry.


O Game

O Jogo segue o padrão survivor horror com adições muitos originais e cheias de requinte. Os gráficos do game são todos em 3d, ou seja diferente de Resident Evil que tinha cenários pré-renderizados, em Silent Hill tudo é modelado em 3 dimensões através de polígonos. Isso faz com que o game tenham um liberdade maior de câmeras que apesar de terem um aspecto cinematográfico também em muitos momentos seguem o personagem. Em Silent Hill existe uma grande liberdade ao se jogar, você pode sair pelas ruas da cidade como quiser ficando limitado em algumas partes por abismos, mas a exploração é muito favorecida, pois através dela e que conseguimos importantes itens de cura e munição tão necessários para sobreviver ao terror. Aliás os inimigos do jogo, não são necessariamente zumbis e sim diversos monstros que são fruto da imaginação assombrada de Alessa Gilespe, um jovem de Silent Hill que está no centro da história. Da imaginação dela surgem monstros que lembram dinossauros (como os piterodateros e largatos gigantes), tal como enfermeiras e médicos monstruosos e por ai vai também com a aparição de cachorros pelados e larvas gigantes e etc.


A cidade de Silent Hill é sombria e está coberta por uma densa neblina o que dificulta ainda mais a busca de Harry, de quebra o jogo vem nos proporcionar quebra-cabeças muito bem elaborados que podem te deixar sem avançar no jogo se você não investigar tudo ao seu alcance.

Jogabilidade

A jogabilidade do game é bem parecida com a de Resident Evil, você movimenta o personagem segurando o direcional para cima e pode atira em seus inimigos segurando o R2 e atirando em x (No Resident Evil seguramos o R1). Os botões r1 e l1 servem para se movimentar lateralmente. Assim como no jogo da Capcom você deve se orientar por mapas e poder ver a condição da sua saúde no inventário do jogo.


Avaliação

O jogo também tem seus pontos negativos... A câmera em alguns momentos pode tornar-se um pesadelo, já que ela não é ficha mais também não se posiciona seguindo diretamente o jogador o que nos leva a algumas confusões e outros erros bobos, no entanto o jogo conta com um movimento para fixar a visão, basta segurar l2, e o personagem vai fixar a câmera a frente, coisa que nem sempre funciona muito bem, mas que muito útil.


 A movimentação dos personagens é um pouco estranha, acredito que dava para ser um pouco mais bem feita, mas e defeito é meramente interpretativo. Diferente de Resident Evil, em Silent Hill, podemos utilizar armas brancas o que é muito bom, mas as mesmas aliadas a uma precária forma de utilizar as mesmas nem sempre é uma boa ideia, logicamente essa forma de personagem lidar com armas (até mesmo armas de fogo) foi prejudicada para mostrar como possivelmente alguém sem treinamento poderia lidar com diversas armas, ou seja é uma limitação imposta no jogo que faz com que percebamos que o personagem não um exímio atirador, ai se vc utilizar as armas sem a luz da lanterna a performace decai ainda mais.

Conclusão

Silent Hill de fato é um jogo eterno que com certeza vai divertir quem gosta de histórias horripilantes e games de Survival Horror. O jogo não é tão difícil, mas é necessário dedicação para atravessar Silent Hill sem problemas, pois além de inimgos a cada esquina Silent Hill traz também os quebra-cabeças bem complexos.
O jogo em sua totalidade tem também uns 5 finais que vão fazê-lo aventurar-se mais alguma vez pela tenebrosa e memorável Silent Hill. J

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