Rabu, 12 September 2012

Opinião - Falta de interesse



Decidi publicar aqui no PS2 Eterno uma opinião minha sobre algo que me incomodou/incomoda, e tenho certeza de que outros jogadores sentem o mesmo. Desde o lançamento do PS1/PSX, a Sony não para de lançar versões e mais versões de seus consoles e portáteis. 

Mas aí vem a pergunta: pra quê tantas? O dinheiro, é lógico que é a primeira coisa que vem a nossa cabeça. Mas, se a Sony quer ganhar dinheiro vendendo seus consoles, porque não investe em um console por um período grande de tempo? Pouco tempo depois de o PS1 ser lançado já havia em produção o PS2, e com o PS2 foi o mesmo: mal foi lançado e já falavam em PS3. Tudo bem, é sempre bom um salto tecnológico, um produto para mostrar que eles não estão de brincadeira.

Mas, e os jogadores? Será que eles também pensam em comprar um Playstation com intuito de aproveitar sua capacidade tecnológica ou somente pra se divertir? Tenho certeza de que é a segunda opção. Não jogamos God Of War porque ele tem gráficos fantásticos, jogabilidade ótima e sistema inovador. Jogamos porque ele é divertido, porque gostamos, por mais que isso seja estranho, de partir monstros ao meio. Não compramos Gran Turismo 4 com o intuito de dizer "olha, esse jogo é o único de PS2 que roda em 1080i". Compramos porque ele simplesmente é demais. Mas a Sony e seus fiéis produtores de games tem de acompanhar a barca e deixar de lado consoles que se tornaram lendas, como o PS1 e PS2.

Porém, mesmo com um PS3 em mãos, com um sistema totalmente novo e mais aberto no campo de possibilidades, algumas empresas ainda lançam jogos para consoles "antigos", como o PS2. O problema é que vem a tona, novamente, a questão do dinheiro. Os últimos jogos lançados entre 2009 e 2012 para PS2 são uma prova clara disso. Não há interesse por parte das empresas em dar aos jogadores sem abastamento financeiro (acredito que a maioria) uma experiência, não igual, porque não há como, as dos jogadores de consoles mais potentes. Pegue como exemplo jogos de esportes que são lançados todos os anos. FIFA, PES, WWE, NBA2K e outros. Você joga a versão 2009 de FIFA e joga a versão de 2012 e a única mudança que houve foi a adição do modo Be A Keeper. Só.

É muito triste ver que, apesar de tentar manter a fidelidade com os jogadores antigos, as empresas só querem saber mesmo é do dinheiro. E poucas, digo, POUQUÍSSIMAS, são as "conversões" de consoles mais potentes para o PS2 que valha-se a pena jogar. E todos nós sabemos que, apesar de ainda termos poucas conversões, mesmo medíocres, isto está acabando. O que nos resta agora é botar pra rodar os jogos que eram feitos para o PS2 na época que o PS2 estava em alta, jogos que realmente tiveram um trabalho fantástico, que se tornaram clássicos inesquecíveis, e não apenas caça-niqueis projetados pra encher linguiça da felicidade de multidões.

Dê a sua opinião também sobre esse assunto! Você acha que ainda possa ser lançado um jogo realmente interessante para o PS2 ainda? Diga nos comentários!
Abraços, Leonardo.

--Lembrando que a minha opinião não reflete a de nenhum outro contribuidor do blog, apenas feita para termos uma visão dos seguidores do blog sobre o assunto, independente se positiva ou negativa--

Tidak ada komentar:

Posting Komentar