Minggu, 23 Januari 2011
Prince of Pérsia: The sands of time
Ficha técnica:
Gênero: Ação/Aventura
Distribuidora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Plataformas: PS2, Xbox, GBA, GC e PC
Número de jogadores: 1
Data de lançamento: 10/11/03
Apôs se enganado pelo vizir, o príncipe da Pérsia, junto a sua nova companheira, tem que usar a adaga do tempo para consertar seu erro e salvar seu povo antes que o vizir alcance seu plano maligno.
A história se dá início quando o exercito do príncipe da Pérsia e seu pai invade uma cidade, uma vez dentro do enorme palácio da cidade o principe encontra a adaga do tempo e retorna com ela para Pérsia junto com as areias do tempo e muitos prisioneiros. O vizir estava entre os prisioneiros e convence o pai do príncipe a ordenar que seu filho finque a adaga nas areias do tempo jurando que algo maravilhoso iria acontecer, o problema então começa, depois de fincada a adaga libera as areias do tempo que transformam todos no palácio em zumbis de areia, com exceção do vizir, o principe e a princesa da cidade atacada. Sua aventura se inicia nesse ponto, quando o vizir foge com as areias do tempo e cabe a você impedir que ele consiga a adaga e o impeça e complete seu plano.
O grande diferencial desse game se encontra na jogabilidade, o príncipe é capaz de correr em paredes, andar em cordas e muitas outras artimanhas para alcançar locais inacessíveis a uma pessoa qualquer, porem ele não é do tipo mais forte ou resistente podendo uma pequena queda de uma plataforma matá-lo de uma vez só, felizmente o príncipe estará portando a adaga do tempo praticamente o jogo todo e com ela o jogador pode com um apertar de botão voltar o tempo para desfazendo um erro fatal, é possível ver o personagem fazendo tudo de traz pra frente em câmera lenta enquanto se segura o botão e parando no momento que o botão é solto. É mais simples do que parece, mas a adaga tem seu limite e para poder voltar o tempo é necessário que o jogador recolha a areia dos inimigos em batalha para recarregar um medidor. Outro efeito interessante é o de poder ver o futuro, quando o jogador chega a um save point ele tem uma pequena visão do futuro mostrando as batalhas e cenários que estão próximos.
Pode se dizer que as batalhas do game envolvem muito mais estratégia do que simplesmente esmurrar o botão de ataque, como disse no início o protagonista não é dos mais resistentes e alguns golpes podem derrubá-lo rápido, se o jogador não aproveitar bem as habilidades acrobáticas do príncipe verá a tela de game over muitas vezes. O jogador tem dois botões para ataque, um para ataque com a espada e um para atacar com a adaga e recolher com a mesma a areia dos inimigos caídos, processo muito importante uma vez que se a areia não for coletado o inimigo ficará de pé novamente. Para sobreviver aos combates o jogador deve usar bem o botão de esquiva e o botão que faz o príncipe fazer suas acrobacias, com esse segundo o jogador pode tomar impulso em paredes para atravessar inimigos com a espada, dar um mortal na parede para ficar novamente de frente ao inimigo e entre outras coisas, o jogador também pode usar o botão de salto para correr por cima do inimigo e enfiar a adaga ou a espada no seu peito.
Para deixar as coisas mais interessantes o jogador não é o único que quer impedir o vizir, a princesa se une ao príncipe para encontrar as areias do tempo e desfazer todo o problema. A garota não tem a mínima chance de enfrentar os inimigos corpo a corpo então sua forma de colaborar nos combates é usando seu arco e flecha a uma distância segura, mas mais do que apoio nos combates ela o ajuda nos quebra cabeças, ela é capaz de se esgueirar por passagens estreitas e ativar mecanismos e alavancas que o jogador não consegue. A princesa também dá um pouco mais de vida ao game, a maior parte do tempo é desvendar quebra cabeças e lutar, se não fosse por ela conversando com o jogador e dando dicas a cada instante a aventura seria um tanto monótona.
Mesmo com sua jogabilidade única Prince of Percia não seria nada sem seus cenários, cada um foi projetado pra desafiar o raciocínio do jogador, são vários mecanismos, portas e muitas vezes armadilhas espalhadas pelas salas que se forem vistas olhando para frente não aparentam ser tão grandes, mas basta olhar para cima para notar o quanto vai demorar pra sair delas. O desafio tem uma dificuldade na medida certa, não sendo fáceis e tão pouco muito difíceis, normalmente para sair de uma sala deve-se ativar alguma alavanca para abrir uma porta, porém muitas vezes essa alavanca esta em um local inacessível a primeira vista e o jogador deve com a ajuda d a princesa e da adaga do tempo ativar diversos mecanismos e alavancas até abrir a porta. Tecnicamente os cenários são muito bonitos e bem construídos, são poucos objetos que atrapalham o jogador e podem ser destruídos o que garante menos problemas nas horas das batalhas.
Em geral dá para dizer que todo o visual do game é bem trabalhado, os inimigos e os cenários são ricos em detalhes, não dá para comparar a God of War por exemplo, mas ele está acima da média se tratando de gráficos. As músicas estão na média, aparecem durante as batalhas e momentos mais empolgantes, talvez o silêncio seja o melhor mesmo enquanto o jogador pensa em como alcançar a saída de um cenário. As dublagens são boas, porém o personagem tem a voz baixa, não sei bem se minha TV é que não esta configurada corretamente, mas os passos do príncipe fazem mais barulho do que a voz dos personagens, felizmente há legendas e vale bem à pena prestar atenção na história e nos diálogos, pode não parecer no início mas o game tem uma grande história a contar.
Belos cenários, uma boa história, batalhas desafiadoras, muitos quebra cabeças e idéias inovadoras fazem de Prince of Pérsia um game eterno para nosso console, há pequenos problemas com a câmera às vezes e é comum a tela de game over uma vez que algumas armadilhas são cruéis e muito difíceis de notar ou esquivar, mas o desafio lógico e também de habilidade contornam esses problemas e garantem algumas horas de diversão.
Pontos positivos:
- Belos cenários e gráficos em geral.
- Poder voltar no tempo a qualquer momento.
- Uma boa história.
- Jogabilidade única.
Pontos negativos:
- O comportamento estranho da câmera às vezes.
- Algumas armadilhas praticamente impossíveis de desviar.
Notas:
-Gráficos: 10
-Parte sonora: 8
-Jogabilidade: 10
-Diversão: 10
-História: 9
-Replay: 8
Nota Geral: 9
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