Minggu, 22 Januari 2012

Análise: Shadow of Colossus


Ano de lançamento: 2005
Gênero: Ação/Aventura
Produtora: Team ICO

É muito difícil encontrar um game que mereça o título de obra de arte, mas Shadow of Colossus é uma verdadeira obra prima. Com sua simplicidade conseguiu conquistar o amor de alguns e o ódio de outros. Produzido pela mesa equipe de ICO, Shadow of Colossus apresenta uma história simples e ótima jogabilidade.

A história do game se passa no mesmo mundo de ICO, mas no passado. Wander, o personagem que você controla, vai até uma terra desolada e considerada proibida para tentar salvar a vida de sua amada, Mono. Ao chegar lá ele pede ajuda a Dormin, uma entidade sem corpo que tem o poder de ressuscitar os mortos. Este explica ao jovem que ele precisa derrotar os 16 Colossus para que ele, Dormin, possa salvar a alma da garota. Wander, sem pensar duas vezes, vai atrás dos Colossus e é ai que o jogo começa. Acompanhado de sua cavalo Argo, você deve percorrer essa terra deserta e encontrar os Colossus com a ajuda de sua espada. Através dos raios de sol que ela reflete você descobre para onde deve ir.


A jogabilidade é bem simples, mas o grande trunfo do game é a estratégia para derrotar os Colossus. Você deve descobrir seus pontos fracos e em seguida criar uma maneira de atingir esse ponto. Como armas você só tem sua espada e seu arco e flecha. O game consiste sempre no mesmo: descobrir onde está o Colossus, derrotá-lo e partir para o próximo. No total são 16 Colossus a serem derrotados. De acordo com que você vai os derrotando é possível observar que a aparência do personagem vai sofrendo pequenas mudanças, ficando mais sombria. Ao completar o game é liberado a dificuldade Hard e o modo Time Attack que libera alguns bônus. Há também boatos de um final alternativo.

Os gráficos são fabulosos. Os Colossus são extremamente detalhados e as paisagens lindas. Apesar de sofrer quedas de framerate em alguns momentos e as vezes equanto está cavalgando pelos cenários algumas coisas serem carregadas na hora, nada disso atrapalha a experiência enquanto joga. Muito pelo contrário. Não há tela de loadings durante o game, a não ser quando vai carregar um jogo salvo.


Outro ponto forte é a trilha sonora. Enquanto estamos procurando pelos Colossus não há música, apenas o som de Argo cavalgando. Isso passa ainda mais a sensação de vastidão. As músicas aparecem enquanto você está lutando contra os Colossus e são espetaculares. Ao derrotar um deles a melodia que toca transmite aquele sentimento de pena por ter matado aquele gigante.

Por fim, Shadow of Colossus é um dos melhores jogos lançados para o querido PS2 e merece ser jogado por todos aqueles que apreciam um bom game. Sua simplicidade é o que faz com que muitos o amem, mas também é a causa de outros detestarem. Para aqueles que procuram um ótimo título para passar as tardes do fim de semana, Shadow of Colossus é a escolha certa.


Notas:

- Gráficos: 10.0

-Jogabilidade: 9.5

- Sons: 10.0

-História: 9.0

- Diversão: 10.0

Nota final: 10.0

Por: Bella Alves

Tidak ada komentar:

Posting Komentar